domingo, 27 de março de 2011

ATO 2 - FORMAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS - DEPOIS DO GOLPE MILITAR


Observação: Redação, trata-se apenas de resumo dos dados que foram retirados do Wikipédia
ARENA - Aliança Renovadora Nacional: partido político criado em 1965 para dar sustentação ao governo militar.
Origem: Forças conservadoras de direita encabeçadas pela UDN - União Democrática Nacional.
Wikipédia: "Expressão política da Revolução de Março de 1964, que uniu os brasileiros em geral, contra a ameaça do caos econômico, da corrupção administrativa e da ação radical das minorias ativistas, a ARENA é uma aliança de nosso povo, uma coligação de correntes de opinião, uma aliança nacional".
A ARENA foi rebatizada de Partido Democrático Social (PDS).
Mais tarde, um grupo de políticos do PDS abandonou o partido e formou a "Frente liberal", a qual, depois, tornou-se o Partido da Frente Liberal (PFL), atual DEM.
O PDS, posteriormente, mudou o seu nome para Partido Progressista Renovador (PPR), e depois para Partido Progressista Brasileiro (PPB), que hoje se chama Partido Progressista (PP).
Oposição: MDB - Movimento Democrático Brasileiro formado principalmente pela união dos partidos PSD e PTB. Já era um verdadeiro angu de caroço.
Desfacelamento da ARENA: Camuflagens sequenciais:
PDS 1 – (PPR – PPB – PP) e
PDS 2 – (PFL – DEM).
Início: Políticos influentes, representantes dos interesses da Região Nordeste, abandonaram o PDS e criaram o PFL - Partido da Frente Liberal, pois eram contrários à indicação de Paulo Maluf como candidato oficial (na disputa com Tancredo Neves) uma vez que representava os interesses dos industriais paulistas.
Mais recentemente, em 2010, o PFL/DEM repromoveu mais uma das mais vergonhosas histórias da política brasileira, ao ser flagrado como articulador do mensalão de Brasília, também conhecido como Mensalão dos Democratas, promovida pelo ex-governador José Roberto Arruda.
Chacattis Tadadota
Continua...